
Resgatamos, cuidamos e damos uma segunda oportunidade a felinos em situação de risco.

Mais de 10 anos de história
Desde 2011, resgatámos gatos que, passam despercebidos para muitos. Alguns chegam até nós frágeis e doentes, outros simplesmente ignorados por serem quem são. Cuidamos deles com carinho — acolhemos, tratamos, reabilitamos — e procuramos dar-lhes uma nova oportunidade.
Em 2015, começámos a intervir diretamente nas colónias, com capturas para esterilização e devolução (CED), sempre de forma voluntária. Um ano depois, juntaram-se a nós mais pessoas com o mesmo compromisso, o que nos permitiu ampliar o impacto e raio da nossa ação.
Mas os gatos de rua — gatos de todos — continuam a precisar de proteção, respeito e, sempre que possível, de um caminho para uma vida melhor.
Foi com esse propósito que, em 2017, nasceu o projeto Obrigato. Em 2023, demos um novo passo e tornámo-nos oficialmente a Associação Obrigato. Com orgulho, inaugurámos o Obrigato – Centro de Proteção Animal, um espaço sem fins lucrativos onde acolhemos gatinhos resgatados até que estejam prontos para conhecer a sua família adotiva.
Ao longo dos anos, colecionámos histórias que nos inspiram a continuar. Cada vida salva, cada adoção feliz, reforça a certeza de que tudo isto vale a pena.
Eles dão-nos tanto e nós estamos aqui para retribuir.
Carinho
Cuidado
Dedicação
Rigor
Transparência
Os nossos valores





Conheça as instalações
O Centro de Proteção Animal da Obrigato é um espaço sem fins lucrativos onde acolhemos gatinhos resgatados até estarem prontos para conhecer a sua nova família.
As instalações estão equipadas com videovigilância e incluem zonas específicas para gatinhos mais pequenos, áreas de isolamento e controlo de doenças transmissíveis, e espaços dedicados à socialização ou reintrodução de gatos não ferais.
A manutenção de todo o espaço é garantida pelos nossos voluntários, com muito carinho e dedicação. Os gatinhos circulam livremente nas áreas que lhes são destinadas — acreditamos que o bem-estar deles passa por evitar ambientes fechados, como boxes de metal, a menos que seja estritamente necessário por razões de segurança.
Por princípio, não realizamos dias abertos ao público. Além das limitações de tempo da nossa equipa, acreditamos que o excesso de movimentação pode gerar medo e stress nos felinos. Ainda assim, mediante marcação prévia, os nossos gatinhos podem ser visitados por padrinhos, madrinhas e adotantes em processo.
A Obrigato é uma associação sem fins lucrativos formada por voluntários dedicados, que doam tempo, energia e amor aos nossos felinos — todos os dias.
São eles que cuidam dos gatinhos, acompanham os processos de adoção e representam a Obrigato em diversas iniciativas. Sem este compromisso incansável, nada do que fazemos seria possível.
A cada voluntário, o nosso mais profundo Obrigato!